A TRANSIÇÃO PARA UM MODELO DE OPERAÇÕES SUSTENTÁVEIS NA GESTÃO DAS CADEIAS DE SUPRIMENTOS DA MARINHA DO BRASIL - UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM

  • THIAGO FERNANDES LIMA UNIVERSITE DE BORDEAUX
  • ALEXANDRE AUGUSTO LOPES VILLELA DE MORAES Marinha do Brasil
Palavras-chave: Operações, Cadeia de Suprimentos, Sustentabilidade

Resumo

O presente artigo se propõe a apresentar, de forma sucinta, para reflexão, o tema Operações Sustentáveis no escopo da gestão, a fim de fomentar a discussão sobre tão importante questão que, cada vez mais, impactará as organizações privadas e públicas e, principalmente, cada um dosindivíduos que hoje habitam o planeta terra e suas gerações futuras. Considerado o criador do conceito denominado “três eixos da sustentabilidade” ou“triple bottomline”, JohnElkington crê na necessidade de um olhar mais amplo para a agenda socioambiental, no qual os conceitos se conectem e cheguem às empresas e governos de uma forma simples de serem compreendidos e implementados. No modelo de Elkington as dimensões econômica, social e ambiental devem ser priorizadas com equilíbrio pelas empresas e organizações.Tal abordagem ganha importância na medida em que vivemos em um cenário de produtos com ciclos de vida cada vez mais curtos; de limitada capacidade dos ecossistemas para absorver poluentes; de comportamento crescente na população mundial e, consequentemente, no consumo; e da crescente atenção dos consumidores e acionistas quanto ao real impacto das empresas na sociedade no presente bem como, a perspectiva futura. Como uma organização de qualquer natureza, a Marinha do Brasil não pode abster-se de incorporar processos, práticas e capacidades voltadas para a adoção de práticas sustentáveis e, historicamente, já vem trilhando este caminho. Neste contexto de busca contínua por maior sustentabilidade na execução das operações, o Sistema de Abastecimento da Marinha desempenha um papel fundamental, já que se caracteriza como a espinha dorsal do Sistema Logístico da Marinha do Brasil. Assim, uma questão que emerge é: de que forma a estrutura organizacional e as atividades do SAbM precisam ser reestruturadas, a fim de incorporar as esferas, social, econômica e ambiental, propostas no modelo de operações sustentáveis de Elkington? Na leitura a seguir, não se pretende esgotar a pergunta acima. O propósito consiste em contribuir para a necessária conscientização e para iniciar a pavimentação no caminho da mudança proposta que, indubitavelmente, demandará uma profunda reflexão e transformação na cultura, nos processos e na mentalidade de todos.

Publicado
02-03-2018
Como Citar
LIMA, T.; MORAES, A. A TRANSIÇÃO PARA UM MODELO DE OPERAÇÕES SUSTENTÁVEIS NA GESTÃO DAS CADEIAS DE SUPRIMENTOS DA MARINHA DO BRASIL - UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM. International Contemporary Management Review, v. 1, n. 1, 2 mar. 2018.