O USO DE JOGOS EMPRESARIAIS COMO MÉTODO DE ENGAJAMENTO EM GESTÃO DE PESSOAS EM PROJETOS NAS ORGANIZAÇÕES DE ESTRUTURAS MATRICIAIS

  • GUILHERME HOFFMANN Rennes School of Business
  • LUDMILLA LOPES DA FONSECA Wyden Educacional - Faculdades Rui Barbosa
Palavras-chave: Jogos Empresariais, Gestão de Pessoas, Inovação

Resumo

O treinamento corporativo por vezes se mostra entediante e, nem sempre alcança o seu objetivo formativo pois, as ferramentas usadas por vezes não conseguem conectar os funcionários ao conteúdo proposto. Posto isso, observa-se a necessidade da criação de estratégias eficazes que motivem as pessoas envolvidas nos processos de gestão de pessoas em projetos a achar soluções as quais não impactem substancialmente no orçamento, mas que alcancem, de fato resultados esperados de modo que alavanquem as formações internas trazendo inovação ao negócio. Tendo em vista que a contemporaneidade aponta para a necessidade de inovação, em especial, quando falamos em engajamento de pessoas e considerando, que as antigas fórmulas de compensação e/ou recompensas extrínsecas não mais tem plena eficácia, o uso de jogos empresariais e da gamificação ganha espaço pois, mostra-se um método ativo auxiliando as pessoas a atingirem os seus objetivos, através do engajamento emocional e da motivação de modo a estabelecer uma relação de confiança e empoderamento intelectual entre as pessoas e a organização. Considerando que a motivação está intimamente ligada e/ou associada a habilidade e ao conhecimento alcançado, o presente escrito aponta a utilização dos jogos empresariais como um método de engajamento em gestão de pessoas em projeto.

Publicado
31-07-2018
Como Citar
HOFFMANN, G.; FONSECA, L. O USO DE JOGOS EMPRESARIAIS COMO MÉTODO DE ENGAJAMENTO EM GESTÃO DE PESSOAS EM PROJETOS NAS ORGANIZAÇÕES DE ESTRUTURAS MATRICIAIS. International Contemporary Management Review, v. 1, n. 2, 31 jul. 2018.