A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Authors

  • Everaldo Antonio de Jesus
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra
  • Antonio Renaldo Gomes Pereira

DOI:

https://doi.org/10.54033/icmrv5n2-003

Keywords:

Educação, Ensino, Interdisciplinaridade, Aprendizagem Significativa

Abstract

A integração de disciplinas e áreas do conhecimento tem se tornado elemento essencial para o desenvolvimento dos alunos em todos os níveis de ensino. A abordagem interdisciplinar proporciona uma visão mais abrangente e integrada do aprendizado, contribuindo para uma formação diversificada e significativa. O objetivo deste artigo é apresentar a interdisciplinaridade como uma abordagem pedagógica capaz de potencializar o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo uma educação mais significativa e contextualizada. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, na qual uso de plataformas de estudos acadêmicos foi uma estratégia eficaz para a realização de um estudo sólido sobre a temática em questão. Neste intuito, utilizamos as plataformas da Scielo, Google Scholar e Plataforma Capes. Concluímos que a interdisciplinaridade pode ser uma ferramenta essencial para promover o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a conexão entre os diferentes saberes. No entanto, é fundamental que haja um comprometimento por parte de todos os envolvidos no processo educativo para que essa abordagem seja efetivamente implementada e gere os resultados esperados.

References

De Lunetta, Avaetê; Guerra, Rodrigues; ROZENDO, Jefferson Florencio. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FERRAMENTA DE SUCESSO NO ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROEJA. Revista Acadêmica de Tecnologias em Educação, v. 3, n. 3, 2023.

De Lunetta, Avaetê; Guerra, Rodrigues. Metodologia da pesquisa científica e acadêmica. Revista OWL (OWL Journal) - Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação, v. 1, n. 2, p. 149-159, 2023.

Do Amaral Pereira, Marilice Pereira Ruiz; Do Amaral Mello, Ruiz. INCLUSÃO NA DIVERSIDADE: a contribuição da espiritualidade e interdisciplinaridade (Projeto de Pesquisa). Interespe., n. 8, p. 100-104, 2017.

Fazenda, Ivani C.A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2 ed., Campinas: Papirus, 1995.

Fazenda, Ivani C. A. Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 1996.

Fortes, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor. Revista acadêmica Senac on-line. 6a ed. setembro-novembro, 2009.

Stadler, João Paulo et al. O perfil das questões de ciências naturais do novo Enem: interdisciplinaridade ou contextualização?. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 391-402, 2017.

Thiesen, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista brasileira de educação, v. 13, p. 545-554, 2008.

Terradas, Rodrigo Donizete. A importância da interdisciplinaridade na educação matemática. Revista da Faculdade de Educação, v. 16, n. 2, p. 95-114, 2011.

Downloads

Published

2024-05-09

How to Cite

JESUS, E. A. de; GUERRA, A. de L. e R.; PEREIRA, A. R. G. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. International Contemporary Management Review, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e87, 2024. DOI: 10.54033/icmrv5n2-003. Disponível em: https://icmreview.com/icmr/article/view/87. Acesso em: 13 jul. 2024.